Um novo mapa de água subterrânea em Marte foi recentemente divulgado, revelando regiões no Planeta Vermelho onde o gelo pode estar enterrado abaixo da superfície para uso futuro por astronautas2. Esta semana, o projeto de Mapeamento de Gelo Subterrâneo em Água (SWIM), financiado pela NASA, lançou seu quarto conjunto de mapas, que a agência espacial está chamando de “o mais detalhado” desde o início do projeto em 20172.

A espaçonave detectou o que parece ser água congelada subterrânea ao longo das latitudes médias de Marte. Esta região em Marte é ideal para o pouso de futuras missões, pois é caracterizada por uma atmosfera mais espessa que facilita a desaceleração das espaçonaves durante sua descida à superfície marciana2. O local ideal para os astronautas pousarem em Marte seria na borda mais ao sul da região de latitudes médias do norte, onde está perto o suficiente do gelo enterrado, mas também não muito longe do equador para que os astronautas possam desfrutar de um clima ligeiramente mais quente2.

A razão pela qual a NASA está mais interessada no gelo encontrado abaixo da superfície é que qualquer água líquida encontrada em Marte seria instável. A atmosfera de Marte é tão fina que a água evaporaria imediatamente. O gelo subterrâneo, por outro lado, é mantido em um local seguro onde os astronautas podem perfurar núcleos de gelo para extraí-lo2. O gelo enterrado será um recurso valioso para futuros astronautas em Marte, que podem usá-lo para água potável ou para fazer combustível para foguetes. Isso, por sua vez, permitirá que eles levem muito menos para a superfície do Planeta Vermelho2.

Os cientistas também estão interessados em saber onde o gelo subterrâneo está localizado em Marte para ajudá-los a descobrir o clima do planeta ao longo de sua história. “A quantidade de gelo de água encontrada em locais nas latitudes médias de Marte não é uniforme; algumas regiões parecem ter mais do que outras, e ninguém realmente sabe por quê”, disse Nathaniel Putzig, outro co-líder do SWIM no Instituto de Ciência Planetária, em uma declaração2. “O novo mapa do SWIM poderia levar a novas hipóteses de por que essas variações acontecem”2.