Astrônomos descobriram um grupo misterioso de estrelas gigantes e antigas no coração da Via Láctea, que estão emitindo nuvens de poeira e gás do tamanho do sistema solar. Essas estrelas, apelidadas de “fumantes antigos”, permaneceram silenciosas por muitos anos, desvanecendo quase até a invisibilidade, antes de repentinamente expelir vastas nuvens de “fumaça”. A descoberta foi feita durante o monitoramento de quase um bilhão de estrelas em luz infravermelha durante uma pesquisa de 10 anos do céu noturno.

“Elas estão lá e de repente começam a expelir matéria”, disse o Prof. Philip Lucas da Universidade de Hertfordshire, que liderou as observações. “É um novo tipo de estrela e todas parecem estar agrupadas na mesma parte do céu, muito perto do centro de nossa galáxia Via Láctea.”

Os astrônomos haviam se proposto a capturar estrelas recém-nascidas raramente vistas – conhecidas como protoestrelas – enquanto passavam pelo equivalente a um surto de crescimento estelar. Durante esses períodos, as estrelas jovens adquirem massa rapidamente ao se alimentar do gás formador de estrelas circundante, levando a um…

Outro grupo de estrelas gigantes vermelhas perto do centro da Via Láctea apareceu inesperadamente na análise, no entanto. Quando foram estudadas em mais detalhes usando o Very Large Telescope do Observatório Europeu do Sul, sete das estrelas foram consideradas um novo tipo de estrela gigante vermelha, que os pesquisadores chamaram de “fumantes antigos”. Correntes de convecção e instabilidades dentro da estrela poderiam desencadear a liberação de enormes colunas de fumaça, sugeriu Lucas.

“A descoberta de um novo tipo de estrela que expulsa matéria pode ter uma importância mais ampla para a disseminação de elementos pesados no disco nuclear e regiões ricas em metais de outras galáxias”, disse Lucas. As descobertas são publicadas nas Notas Mensais da Royal Astronomical Society.

Perguntas Frequentes

O que são “fumantes antigos”?
“Fumantes antigos” é o nome dado a um novo tipo de estrela gigante vermelha que expulsa enormes colunas de “fumaça”, ou seja, nuvens de poeira e gás do tamanho do sistema solar.

O que é uma protoestrela?
Uma protoestrela é uma estrela recém-nascida que está passando por um surto de crescimento estelar, adquirindo massa rapidamente ao se alimentar do gás formador de estrelas circundante.

O que é o Very Large Telescope?
O Very Large Telescope é um observatório localizado no Chile, operado pelo Observatório Europeu do Sul. É um dos maiores e mais avançados observatórios astronômicos do mundo.

O que são as Notas Mensais da Royal Astronomical Society?
As Notas Mensais da Royal Astronomical Society é uma revista científica que publica pesquisas em todas as áreas da astronomia e astrofísica.

Glossário

Protoestrela: Uma estrela em formação que ainda não atingiu a sequência principal, a fase em que as estrelas passam a maior parte de sua existência.

Very Large Telescope (VLT): Um sistema de quatro telescópios ópticos separados, operado pelo Observatório Europeu do Sul no Deserto do Atacama, no Chile.

Notas Mensais da Royal Astronomical Society (MNRAS): Uma revista científica de revisão por pares que publica pesquisas em todas as áreas da astronomia e astrofísica.

Estrela gigante vermelha: Uma estrela que esgotou o suprimento de hidrogênio em seu núcleo e passou a queimar hidrogênio em uma concha ao redor do núcleo.