Super Monaco GP: a união da corridas com a marca de um ídolo

Fala, galerinha!

Brazuca que é brazuca não desiste nunca! E hoje vou falar de um jogo de uma lenda. Ele, sempre ele, o grande campeão Ayrton Senna. Quem nunca vibrou com as vitórias do Senna nas manhãs de domingo? Escutar aquele “paranran, pararan” nas conquistas do grande ídolo e aquela clássica narração do Galvão Bueno. Pois é, boas lembranças, não? Foi uma pena que um acidente ocorrido no dia 1 de maio de 1994, em Ímola, na Itália, tirou a vida do nosso grande ídolo. Mas, sem dúvidas, Senna virou um imortal nos nossos corações. Senna não deixou apenas um legado na corrida, mas também nos games. O nosso piloto aparece no glorioso Super Monaco GP.

Super Monaco GP faz a sua estreia nos arcades ano de 1989 e, logo depois, nos consoles como o Mega Drive e Master System (aqui na coluna falo da versão do Mega). O jogo tentou reproduzir muitos detalhes da vida real. Na primeira versão, o jogo traz algumas curiosidades bem interessantes, como os personagens, que dá pra reconhecer logo de cara. Por exemplo, Nelson Piquet está como A.Picos (nota-se que a fisionomia lembra bastante o Piquet), Mansel, sem o bigode, é “interpretado” por R.Cotman e Ayrton Senna na pele de G.Ceara, entre outras personas. E as equipes também não ficam de fora: Williams aparece como Millions, McLaren como Madonna, Ferrari é Firenze no jogo, Benetton é Bestwal, e assim por diante. E aparecem assim porque não tinham autorização para utilizar a verdadeira imagem e nome das equipes e pilotos. Por falar em inspirações, as modelos que aparecem no Monaco GP foram inspiradas em pessoas reais. Sim! E os caras eram uns safadinhos, pois as cópias foram feitas com base em fotos tiradas da Playboy. Mercy Rooney, que posou na edição de dezembro de 1972, e Claire Rambeau, que deixou a sua marca na revista de outubro de 1971, foram as musas que contagiaram os criadores do jogo. As pistas não eram tão fieis, mas algumas reproduziam características que lembravam alguns circuitos, como o de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

Mercy Rooney posou na Playboy de 1972

 

Claire Rambeau passou nas página da Playboy de 1971

Super Monaco agradou a todos no geral. A revista americana Electronic Gaming Monthly deu duas notas 10 e duas notas 9 em quatro análises, a maior nota da história da revista até então. Sem dúvidas, Super Monaco proporcionou o primeiro contato de muita gente com a Fórmula 1, sem contar que o game foi bem produzido para os padrões da época. Nas duas versões de SMGP os programadores se preocuparam como os detalhes da pista como as placas, a imagem invertida nos retrovisores, o cenário, etc.

Tela de seleção de Super Monaco GP 2

Já em 17 de julho de 1992, chegava às prateleiras o Ayrton Senna’s Super Monaco GP 2 (16 de julho foi no Japão), e aí que o nosso ídolo aparece (o nome já indica, né?). No ano anterior, ele havia conquistado o tricampeonato, a sua popularidade estava em alta na época, principalmente no Japão (Senna era muito querido por lá, tanto é que um jornalista japonês chegou a chorar ao anunciar a morte do ídolo). Então, a Sega aproveitou toda essa onda e lançou o jogo Ayrton Senna’s – Super Monaco GP 2. Senna ajudou a desenvolver o jogo dando algumas dicas para os produtores do game. Inclusive, Senna criou três pistas para o modo Senna GP, sendo que uma delas é a reprodução fiel que o piloto tinha em sua chácara na cidade de Tatuí, no interior de São Paulo. Além disso, faz todo o sentido criar uma conexão entre o SMGP e Ayrton Senna, pois o piloto brasileiro foi o maior vencedor do circuito de Mônaco, ao todo foram 6 vitórias consecutivas (de 1989 a 1993), rendendo o apelido de “O Rei de Mônaco” ao brasileiro.

Senna e a sua equipe”Madonna”

Não tenho o que reclamar sobre a jogabilidade das duas versões, não. Era simples, direta e perfeita (um botão para frear, um para acelerar e outro para trocar de marcha); também, o controle só tinha três botões, né? Salvo o joystick de 6. Não tinha música durante as corridas. Só se ouvia os sons dos motores, do carro fazendo a curva, das batidas e (pasmem) até do som abafado dentro dos túneis.

Estão com saudades? Ficaram interessados? Querem pilotar? Então deixarei o link aqui para vocês jogarem e sentirem como é a pegada do Super Monaco GP .

Até a próxima, pessoal!

Link para jogar:

Super Monaco GP

Ayrton Senna’s – Super Monaco GP 2

Super Monaco GP – 1989

Ayrton Senna’s Super Monaco GP 2

 

Gostou do conteúdo?


Curta a nossa fanpage no Facebook:  
e siga-nos no Twitter:  

O Metranca agora está aceitando conteúdo enviado pelos leitores!
Confira em: https://coletivometranca.com.br/contribua-com-o-metranca/

Veja Também

Adolfo Bonucci
Sobre Adolfo Bonucci 8 Artigos
Possui formação em jornalismo pelo Bom Jesus Ielusc. É atleta da seleção catarinense de Karatê e acadêmico de Educação Física. Ama ouvir música e conhecer novos sons e lugares. Sempre que pode, marca presença nos eventos de Metal, seja em festivais ou aquele showzinho underground no boteco da esquina. Ah! Perceberam, né? O seu gênero musical preferido é o Metal.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*