Engenheiros russos estão preparando a nave espacial Soyuz para lançamento, com o objetivo de transportar um comandante cosmonauta veterano, um copiloto novato e um astronauta da NASA para a Estação Espacial Internacional (ISS)1. A astronauta da NASA Loral O’Hara, em sua primeira viagem espacial, o comandante veterano Oleg Kononenko e Nikolai Chub estão programados para decolar do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, às 11h44 (horário de Brasília) de sexta-feira1.
O lançamento foi planejado para estabelecer uma rápida conexão de três horas e 11 minutos com a ISS. Se tudo correr bem, a nave Soyuz MS-24/70S atracará no porto voltado para a Terra do módulo russo Rassvet às 14h561. Kononenko, Chub e O’Hara substituirão outra tripulação da Soyuz – o comandante Sergey Prokopyev, o copiloto Dmitri Petelin e o astronauta da NASA Frank Rubio – que foram lançados à estação em setembro do ano passado1. Eles planejam retornar à Terra em 27 de setembro, encerrando uma missão estendida de 371 dias, a mais longa até o momento1.
A missão e a tripulação
Loral O’Hara passará seis meses a bordo da ISS, enquanto seus dois colegas russos planejam ficar por um ano completo2. A tripulação da Soyuz MS-22, que foi danificada por um impacto de micrometeorito em dezembro, passará vários meses extras no espaço e retornará à Terra em uma nave substituta3.
Situação atual e planos futuros
A Rússia lançou recentemente uma missão de resgate com a nave espacial Soyuz MS-23, sem tripulação, para retornar dois cosmonautas russos e um astronauta da NASA cuja viagem de volta à Terra foi prejudicada após seu veículo espacial original ser danificado por um mini meteorito enquanto estava estacionado na ISS4. A Soyuz MS-23 atracou com sucesso na ISS e deve trazer de volta os cosmonautas russos Sergey Prokopyev e Dmitry Petelin, além do astronauta da NASA Francisco Rubio, em setembro7.