Ocupa Cidadela – NÃO ENTRE EM PÂNICO #07

Ocupa

 

Já me peguei diversas vezes reclamando da cidade de Joinville. Pensava o seguinte: – Onde já se viu, uma cidade do nosso porte que nunca tem nada para se fazer, não tem um show bacana ou uma peça de teatro? Cade a cena cultural da cidade?

Nos finais de semana sempre acabava caindo na rotina cinema – barzinho. Recentemente fui estudar em Curitiba, o que me fazia ter que ir para lá constantemente, além disso recentemente fiz algumas visitas a Florianópolis. Daí percebi o tamanho da defasagem da vida cultural que nossa cidade tem. E acreditem em mim, é gritante! Passei a ver Joinville com outros olhos, a impressão que eu tenho é que nos contentamos com nossas rotinas de ir de casa para o trabalho e do trabalho para casa. Depois dessa oxigenada em Curitiba e em Florianópolis, a falta de eventos relacionados à cultura em Joinville se tornou algo quase insuportável para mim. Até o clima da cidade é influenciado por isso. Joinville é chuvosa sim, mas as chuvas são mais tristes do que as chuvas de outros lugares, isso é fato. Nossa cidade não tem vida, muitas vezes não há o prazer genuíno de estar aqui. Sempre ficamos de mimimi em relação a nossa cidade. Tanto que sempre que possível o Joinvilense opta por sair de seu mundinho limitado, ir à praia, ao campo ou a outras cidades, para respirar um ar menos carregado que o nosso.

Neste momento tão impar, tive contato com um pessoal que estava tentando fazer algo à respeito disso, que talvez tenham cansado de reclamar e decidiram agir, por a mão na massa. O Cidadela em Pauta, muito além de um movimento cidadão que reivindica o cumprimento da  Lei Ordinária no 7258/2012 e do Plano Municipal de Cultura – que estipula a Cidadela Cultural Antártica como uma espaço exclusivamente voltado ao uso cultural – reúne as mais diversas expressões artísticas de nossa cidade e busca a valorização da cultura e da arte. Neste sentido, das diversas ações tomadas pelo grupo em prol desse objetivo gostaria aqui de destacar duas, que particularmente envolvem a participação popular:

A primeira delas é a consulta pública sobre a cidadela, que será fundamental para exigir que a prefeitura tome uma atitude sobre o destino do espaço. A consulta é super rápida, não precisa de cadastro, basta apenas responder a poucas perguntas para deixar registrada sua opinião. O link para a consulta é este, lembrando que o prazo para o preenchimento é até o dia 20/10.

A segunda é o Ocupa Cidadela, um evento cultural gratuito para toda a população. Nele ocorrerá um virada cultural, ou seja, 24h de apresentações culturais das mais diversas, prestigiando muitos artistas locais. Uma das bandeiras do movimento é justamente incentivar todos as expressões artísticas sem restrições. Assim sendo, será possível ter contato com um leque bem diverso de atrações. O evento ocorrerá a partir das 16h no dia 18/10, onde os participantes vão se reunir na praça da bandeira (no centro da cidade) e vão realizar um cortejo até a cidadela, ao som de Maracatu. O evento está sendo organizado no facebook, portanto quem tiver o interesse de participar pode confirmar presença clicando neste link. Olhem só a programação do evento e vejam como será incrível:

programação

Compartilho também o vídeo de divulgação do evento.

Se você como eu cansou de reclamar dessa miséria cultural que nos oferecem, chegou a hora de fazer algo a respeito. Espero todos no Ocupa Cidadela, ajudem na divulgação, convidem seus círculos de amigos, sejam parte da mudança!

 

 

Gostou do conteúdo?


Curta a nossa fanpage no Facebook:  
e siga-nos no Twitter:  

O Metranca agora está aceitando conteúdo enviado pelos leitores!
Confira em: https://coletivometranca.com.br/contribua-com-o-metranca/

Veja Também

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*