Luvas traduzem linguagem de sinais para texto ou áudio

Os estudantes Navid Azodi e Thomas Pryor (Universidade de Washington) criaram um par de luvas inteligentes capazes de traduzir em tempo real a Língua Americana de Sinais (American Sign Language) para texto ou áudio. As luvas SignAloud foram projetadas para preencher a lacuna na comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e aquelas que ouvem. Isso é feito graças aos sensores que reconhecem a língua de sinais.

Os sensores são conectados via Bluetooth a um computador, que analisa e traduz os gestos, que estão registrados em um banco de dados. Daí a palavra ou frase é falada por meio de um alto-falante. O protótipo, desenvolvido nas horas vagas dos estudantes, levou US$ 10 mil do Lemelson-MIT Student Prize.

Para a dupla, o maior desafio foi criar um aparelho capaz de traduzir a língua de sinais, mas que fosse ao mesmo tempo prático, confortável e leve, já que a maioria dos projetos deste tipo acabam se revelando mais complicados de se usar e com muitos fios, que acabam tomando todo o braço dos usuários. As luvas, por sua vez, são mais compactas e cobrem apenas as mãos.

No futuro, os estudantes esperam que as luvas possam fazer parte do dia a dia das pessoas com deficiência auditiva – mais ou menos como acontecem hoje com aparelhos auditivos e lentes de contato. Para ver como funciona, basta clicar no vídeo:

Gostou do conteúdo?


Curta a nossa fanpage no Facebook:  
e siga-nos no Twitter:  

O Metranca agora está aceitando conteúdo enviado pelos leitores!
Confira em: https://coletivometranca.com.br/contribua-com-o-metranca/

Veja Também

Metranca
Sobre Metranca 203 Artigos
O Coletivo Metranca é um portal que trata de comunicação e arte. Formado em Joinville, Santa Catarina, o coletivo surgiu em 2011, como opção e espaço para atender demandas do setor cultural da região.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*