A astronauta da NASA, Loral O’Hara, e os cosmonautas da Roscosmos, Oleg Kononenko e Nikolai Chub, chegaram em segurança à Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo de uma nave espacial Soyuz russa1. O trio decolou do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, às 11h44 (horário de Brasília) na sexta-feira, 15 de setembro, alcançando o posto orbital 400 km acima da Terra apenas três horas depois1. Loral O’Hara, nascida no Texas, está em sua primeira missão orbital e passará os próximos seis meses vivendo e trabalhando a bordo da ISS, enquanto seus dois colegas russos permanecerão a bordo da estação por um ano inteiro1.

De fato, O’Hara e seus dois colegas russos deveriam voar para a estação seis meses atrás, mas o adiamento do cronograma fez com que sua missão fosse atrasada até agora1. Loral O’Hara foi selecionada pela NASA para ingressar na turma de candidatos a astronauta de 20173. Antes de ingressar na NASA em 2017, ela atuou como engenheira de pesquisa no Woods Hole Oceanographic Institution, ajudando com veículos subaquáticos tripulados e autônomos6.

A astronauta Loral O’Hara e os cosmonautas Oleg Kononenko e Nikolai Chub se juntarão à tripulação da Expedição 69 quando as escotilhas forem abertas às 17h107. Durante sua estadia na ISS, O’Hara e seus colegas de tripulação realizarão experimentos científicos e demonstrações de tecnologia que ajudarão a preparar futuras missões espaciais e a apoiar uma economia espacial comercial em crescimento.

Lançamento bem-sucedido e chegada à ISS

O lançamento da Soyuz MS-24 ocorreu no Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, e foi um sucesso12. Após o lançamento, a nave espacial levou cerca de três horas para completar duas órbitas antes de chegar à ISS17. Durante a cerimônia de boas-vindas a bordo, O’Hara expressou sua emoção, dizendo: “É incrível estar aqui. Foi um lançamento lindo, foi um voo lindo”6.

Próximos passos na ISS

Durante sua estadia de seis meses na ISS, O’Hara participará de várias atividades e experimentos científicos1. Ela e seus colegas de tripulação trabalharão juntos para realizar pesquisas e desenvolver tecnologias que beneficiarão futuras missões espaciais e apoiarão o crescimento da economia espacial comercial.