Cientistas estão analisando pela primeira vez amostras coletadas do asteroide Bennu pela sonda OSIRIS-REx da NASA1. A sonda deixou o asteroide, que tem cerca de 500 metros de largura, em 2020, e estima-se que tenha coletado aproximadamente 250 gramas de amostras da superfície porosa de Bennu1. A análise das amostras ajudará a entender melhor a composição do asteroide e fornecerá informações valiosas para futuras missões espaciais.
A OSIRIS-REx coletou as amostras estendendo um braço robótico e tocando brevemente a superfície do asteroide1. Os cientistas esperam confirmar se as amostras contêm realmente poeira do asteroide e se o material corresponde ao que foi observado por meio de sensoriamento remoto no asteroide1. Cerca de 70% das amostras serão reservadas para análise futura, quando novas tecnologias e técnicas de laboratório estiverem disponíveis1.
Esta missão marca a terceira vez na história que amostras de asteroides são trazidas de volta à Terra e a primeira vez para os Estados Unidos5. As duas missões anteriores foram realizadas por sondas japonesas, que retornaram com quantidades menores de amostras de asteroides em 2010 e 20205. A cápsula de retorno de amostra da OSIRIS-REx pousou no Utah Test and Training Range, sudoeste de Salt Lake City, em 27 de setembro de 20235.