Cientistas criaram um ‘microchip’ com um material bidimensional isolante, um trabalho que dizem que poderá revolucionar o campo dos semicondutores, fundamentais para o fabrico de dispositivos eletrónicos.
Por definição, um ‘microchip’ é um circuito integrado feito de silício ou outro material semelhante, formado por transístores e que inclui uma série de funções que seriam executadas por um circuito eletrónico complexo envolvendo vários componentes eletrónicos.
A equipa internacional de cientistas integrou pela primeira vez um material bidimensional isolante, o nitreto de boro hexagonal multicamadas, de cerca de seis nanómetros de espessura, em ‘microchips’ que continham transístores de silício, uma tecnologia muito difundida entre produtos eletrónicos de uso diário, como telefones, computadores, automóveis ou eletrodomésticos.
Os resultados do trabalho foram publicados na revista científica Nature e os seus autores realçam que a exploração das propriedades eletrónicas dos materiais bidimensionais no fabrico de circuitos eletrónicos avançados é uma das metas e um dos desafios mais importantes para a indústria de semicondutores.