Uma semana de eventos vão marcar os 125 anos dos Bombeiros Voluntários de Joinville

Formatura, homenagens, descerramento da placa de inauguração da nova sede, lançamento de livro e gibi, além do tradicional Baile do Bombeiro são destaques da programação

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, a corporação de voluntários mais antiga do Brasil, completa 125 anos no próximo dia 13 de julho. Para celebrar a data haverá uma semana de atividades que vão envolver toda a comunidade.

Segundo o comandante Jaekel A. Souza, a celebração dos 125 anos representa uma conquista de todos que vencem desafios diários. “O voluntário é o pilar principal da corporação. Só foi possível e continua sendo possível prestar os serviços à comunidade porque existem voluntários que se dedicam todos os dias ao próximo, protegendo vidas e bens”, diz. “Reconhecer e valorizar a importância deles é imprescindível para que o modelo perpetue.”

A agenda de eventos comemorativos abre domingo (9) com a formatura de 37 bombeiros voluntários que fizeram o curso preparatório em 2016. Na cerimônia, os novos integrantes fazem o juramente perante seus pares, familiares e passam pelo tradicional “batismo” dos bombeiros.

Na segunda (10), a torre do prédio histórico da Unidade Centro será reaberta. A restauração do ponto de referência da corporação, que mede 21,2 metros, faz parte do projeto Sirene da Memória e foi viabilizado por meio do Edital de Apoio à Cultura, do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec), da Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville.

Na quarta (12), os bombeiros Voluntários serão homenageados durante sessão solene na Câmara de Vereadores de Joinville. A proposição é do vereador Rodrigo Coelho. “Somos imensamente agraciados por ter em solo joinvilense a instituição mais antiga do Brasil e que a cada dia fortalece que atuar em prol do próximo é um ato engrandecedor”, justificou.

O dia do aniversário da corporação, 13 de julho, será o ponto alto das comemorações. A partir das 19h30 será feita a tradicional homenagem aos bombeiros por anos e horas de serviço nas escalas operacionais, além da entrega da comenda Ordem da Machadinha, condecoração máxima concedida a quem efetivamente contribui para a manutenção da instituição.

Na mesma solenidade haverá o lançamento da terceira edição da obra “Voluntários do Imprevisível”, escrita pelo historiador Apolinário Ternes, e o descerramento da placa inaugural da nova sede do Corpo de Bombeiros Voluntários. O prédio tem 2,5 mil metros quadrados e exigiu um investimento de R$ 3,6 milhões.

O lançamento da 3ª edição do gibi “Liga dos Bombeiros Voluntários de Joinville” ocorre sexta (14), às 19h, no piso térreo do Shopping Mueller. Assim como as edições 1 e 2, distribuídas em maio e setembro do ano passado, essa tiragem é ilustrada pelos quadrinhistas Irmãos Feitosa e vai contar a história dos 125 anos da corporação.

A semana de eventos encerra com o tradicional Baile do Bombeiro. A festa será no sábado, a partir das 22h, no salão da Liga da Sociedade Joinvilense, animada pela banda The Brothers.

 

Serviço
Programação da semana

Domingo, 9 de julho
9 horas – Formatura dos bombeiros voluntários
Local: Unidade Centro do CBVJ (rua Jaguaruna, 13, Centro)

Segunda, 10 de julho
Entrega da obra de restauração da torre do prédio histórico do CBVJ, integrante do projeto Sirene da Memória (Simdec 2015)

Local: Unidade Centro do CBVJ (rua Jaguaruna, 13, Centro)

 

Quarta, 12 de julho

19h30 – Sessão solene em homenagem aos 125 anos do CBVJ

Local: Câmara de Vereadores de Joinville (av. Hermann August Lepper, 1100, Saguaçu)

 

Quinta, 13 de julho

19h30 – Homenagem e entrega de condecorações aos voluntários mais antigos e bombeiros com mais de 500 horas de serviço durante o ano de 2016.

– Entrega da comenda Ordem da Machadinha

– Lançamento da 3ª edição do livro “Os Voluntários do Imprevisível” escrito pelo historiador Apolinário Ternes

– Descerramento da placa inaugural do novo prédio do Corpo de Bombeiros

Local: Unidade Centro (rua Jaguaruna, 13, Centro)

 

 

Quarta, 14 de julho

19 horas – Lançamento da 3ª edição do gibi “Liga dos Bombeiros Voluntários de Joinville”

Local: piso térreo (ao lado da praça de eventos) do Shopping Mueller (rua Senador Felipe Schmidt esquina com a rua Pedro Lobo, Centro)

 

Quinta, 15 de julho

22h – Baile do Bombeiro

Local: Liga da Sociedade Joinvilense (rua Jaguaruna, 100)

Gostou do conteúdo?


Curta a nossa fanpage no Facebook:  
e siga-nos no Twitter:  

O Metranca agora está aceitando conteúdo enviado pelos leitores!
Confira em: http://coletivometranca.com.br/contribua-com-o-metranca/

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será divulgado.


*