Retratos da exposição 7×7 chamam a atenção para a singularidade das pessoas comuns

7x7 marie2 Artistas visuais Mariê Balbinot e Rafael Moreno expõem na Brixton Hip Hop Raro

Inspirados nos personagens urbanos e na fisionomia peculiar das pessoas comuns que todos julgamos conhecer, os artistas visuais Mariê Balbinot e Rafael Moreno inauguram a exposição 7×7 (leia-se “sete por sete”) na Brixton Hip Hop Raro no próximo dia 7 de julho e com esta iniciativa enfatizam a vocação da loja como um dos espaços mais conhecidos para a divulgação da arte de rua em Joinville. Esta será a primeira mostra conjunta de Mariê e Moreno, que escolheram o nome da exposição em função da combinação de setes que marca o evento: serão sete trabalhos inéditos de cada artista, apresentados ao público a partir das sete horas da noite do dia 7 de julho de 2017.

A exposição é composta por retratos desenhados a nanquim sobre papel cujo preto e branco definidor da figura humana contrasta com o colorido aplicado por diversas técnicas ao fundo, às roupas, às palavras justapostas sobre cada rosto e a outros complementos da imagem. Mariê tem um traço gracioso, intuitivo e sintético, capaz de definir tanto o vestuário quanto a placidez da face humana com poucas e sugestivas linhas; Moreno, por sua vez, tem uma abordagem mais suja e dramática para o seu desenho, optando por expressões mais carregadas, roupas características e semblantes marcados por expressões que podem ser facilmente reconhecidas pelo público. Ela (publicitária, professora e grafiteira) desenha sete mulheres, ele (designer e artista visual) completa a exposição com a ilustração de sete homens.

7x7 moreno17×7 começou a ser planejada em abril e a produção das obras teve início em maio, mas não se manteve restrita aos quatorze retratos no formato 45×25 cm que serão expostos na loja: paralelemante às ilustrações, os dois artistas têm circulado pela cidade colando lambes (reproduções em menor proporção das obras que estarão na exposição) tanto no Centro quanto em locais que ambos consideram inspiradores. Parte dessa atividade poderá ser conferida no vídeo promocional da exposição em https://www.youtube.com/watch?v=9_GwsPXSrLM&t=4s?. A ação nas ruas acontecerá até o dia da abertura da exposição, quando então o próprio público visitante receberá cópias desses lambes para aplicar onde julgar conveniente, postar e marcar a imagem dessas colagens nas redes sociais tornando-se, assim, protagonista de um processo iniciado pelos artistas mesmo depois da inauguração da mostra. A descentralização da ação artística pelas mãos do público reforça os valores de liberdade, naturalidade, identidade e fluidez que caracterizam a poética dos trabalhos individuais de Mariê e Moreno, artistas que circulam com facilidade entre as ruas e os espaços expositivos mais tradicionais.

 

O QUE: exposição 7×7 (“sete por sete”), com retratos desenhados por Mariê Balbinot e Rafael Moreno.

ONDE: na Brixton Hip Hop Raro (r. Princesa Izabel, 259-B), no Centro de Joinville.

QUANDO: inauguração no dia 7 de julho (sexta-feira), às 19 horas. Visitação gratuita até o dia 8 de agosto, em horário comercial.

CONTATOS: (47)99636-4898 ou mariemolencia@gmail.com (com Mariê Balbinot) e (47)98847-2086 ou rm.designer@live.com (com Rafael Moreno).

Por Gleber Pieniz

 

Gostou do conteúdo?


Curta a nossa fanpage no Facebook:  
e siga-nos no Twitter:  

O Metranca agora está aceitando conteúdo enviado pelos leitores!
Confira em: http://coletivometranca.com.br/contribua-com-o-metranca/

Veja Também

Metranca
Sobre Metranca 121 Artigos
O Coletivo Metranca é um portal que trata de comunicação e arte. Formado em Joinville, Santa Catarina, o coletivo surgiu em 2011, como opção e espaço para atender demandas do setor cultural da região.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*