Quando os novos sons vêm bater em Joinville

Banda Terno Rei, que se apresenta dia 8 de dezembro, na Casa 97

Por Rubens Herbst*

Na superfície da música brasileira, aquela de visibilidade tão dominadora que chega a ser massacrante, chuvas e tempestades fazem girar uma roda anestesiada pela repetição do fácil, mecânico e rasteiro de ideias. Sob esse pântano, longe da grande mídia e dos olhos/ouvidos da massa, há uma realidade onde a brisa é constante e o sol nasce para todos, deixando raiar criatividade em meio a sopros maiores de exposição. Esse lugar – que uns chamam de cena alternativa, outros de underground – quer fazer de Joinville um caminho de passagem, e é pra já.

O ano de 2017 tem sido célere quanto a aparições desses nomes da nova e interessante música nacional fora dos eixos nos palcos da cidade. São figuras que refletem essa bolha criativa – do eixo rock às influências tupiniquins e experimentalismo, gentileza e acidez gotejando poesia viril. Estiveram aqui, em julho, a baiana Maglore e a goiana Carne Doce, e em agosto, a paulista BTRX e a curitibana Escambau. Neste final do ano, porém, o trânsito desse pessoal será muito maior, a começar por um dos maiores nomes do atual cenário: a Boogarins (GO) (foto), que se apresenta no Sesc no dia 28 de novembro (19h, gratuito) com a turnê do disco lançado neste ano, “Lá Vem a Morte”, mais um grande exercício da psicodelia do Serrado que levou o grupo a tocar nos EUA e na Europa, além de festivais como o Lollapalooza e o Rock in Rio Lisboa. Com ele vem a Hierofante Púrpura, de Mogi das Cruzes (SP), ainda mais expansivo em sua busca por viagem sonoras cheias de colagens, efeitos, cores e delírios.

Terno Rei

No dia 8 de dezembro, quem desembarca na Casa 97 é a Terno Rei (foto), banda paulistana que faz do dreampop o seu oásis artístico. Membro do coletivo/produtora Balaclava, ela lançou no ano passado seu segundo disco, “Essa Noite Bateu como um Sonho”, cujas dez faixas fazem jus ao título. Na mesma noite, uma estreia local: a Bonfim, trio que tem à frente Marcelo Silva, vocalista/guitarrista da finada Ursulla. Pelo que consta, o novo projeto vai na mesma linha, só que um tanto mais melancólico, segundo o frontman.

Francisco, El Hombre

A mesma Casa 97 receberá, no dia 16 de dezembro, a Francisco, El Hombre (foto), combo multicultural de Campinas (SP) que já plantou um culto em torno de si, além de tocar em grandes festivais e estar escalado para o próximo Lollapalooza. A razão está expressa em performances marcantes e no disco de estreia, “Soltasbruxa” (2016): uma revigorante revisão da música africana e latina, traduzida num espectro contemporâneo que não alivia na crítica social.

Gloria e Garage Fuzz

Ainda em dezembro, outros dois shows devem atrair atenção dos roqueiros joinvilenses, ainda que protagonizados por gente com mais lastro: a Gloria, banda paulista de metalcore que foi grande uns tempos atrás – lançou pela Universal Music, foi protegida de Rick Bonadio e tocou no Rock in Rio -, se apresenta no bar Garage no dia 3; e a lenda do hardcore nacional Garage Fuzz (Santos, SP / foto), cuja turnê comemorativa pelos 25 anos de estrada passará pelo Palácio Snooker Pub no dia 15. A abertura estará a cargo do trio Somaa.

* Rubens Herbst é jornalista e por 24 anos trabalhou no jornal A Notícia, onde comandou a coluna cultural Orelhada por quase uma década. Também é co-apresentador do programa É Rock! na Rádio Udesc FM Joinville. Rubens agora também escreve  para o Coletivo Metranca.

Gostou do conteúdo?


Curta a nossa fanpage no Facebook:  
e siga-nos no Twitter:  

O Metranca agora está aceitando conteúdo enviado pelos leitores!
Confira em: http://coletivometranca.com.br/contribua-com-o-metranca/

Veja Também

Rubens Herbst
Sobre Rubens Herbst 3 Artigos
Rubens Herbst é jornalista e por 24 anos trabalhou no jornal A Notícia, onde comandou a coluna cultural Orelhada por quase uma década. Também é co-apresentador do programa É Rock! na Rádio Udesc FM Joinville. Rubens agora também escreve  para o Coletivo Metranca.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*