Paralamas do Sucesso ganham tributo internacional

Caleidoscópio - Um Tributo Latino Americano aos Paralamas do Sucesso
Tributo Latino Americano aos Paralamas do sucesso

Produção em parceria entre o site brasileiro Scream&Yell e a colombiana Fundación Barrio Colombia, Caleidoscópio é um disco para download gratuito no qual 18 artistas de 11 países diferentes regravam canções dos Paralamas do Sucesso.

Os Paralamas do Sucesso vão tocar na capital

A empolgação juvenil de “Vital e Sua Moto”, primeiro sucesso da banda, era modesta ao anunciar que “os Paralamas do Sucesso vão tocar na capital”. Mais de 30 anos de carreira se passaram, e Herbert Vianna, Bi Ribeiro, João Barone e os músicos que fielmente os acompanham já estiveram em palcos de todas as capitais brasileiras e de muitos países, especialmente na América Latina.

Mais que isso: em alguns deles a banda fez história, atuando como headliners de festivais, estabelecendo parcerias com grandes nomes locais (como os argentinos Fito Páez e Charly García), e influenciando artistas novos. Além disso, sua musicalidade viajou ainda mais longe, trazendo elementos das Américas, da Europa e da África para criar sua obra única, encantadora e sem data de validade.

Cientes dessa realidade, dois produtores culturais – o brasileiro Leonardo Vinhas e o colombiano Andrés Correa – decidiram organizar uma adequada homenagem multinacional à banda. Caleidoscópio, parceria entre o site Scream&Yell e a Fundación Barrio Colombia, é um disco que já esclarece sua intenção em seu subtítulo: Um Tributo Iberoamericano aos Paralamas. No disco, 21 artistas de 12 países diferentes regravam, em releituras pessoais, 18 canções dos Paralamas do Sucesso – em português, espanhol e até inglês;

Participam do álbum bandas e solistas de diversas estéticas e historias. Os peruanos Bareto, por exemplo, conseguiram grande sucesso em seu país com sua renovação da chicha (cumbia  peruana), enquanto a chilena Dadalú vem do cenário rap mais underground de seu país. Molina y Los Cósmicos (Uruguai), Finlandia (Brasil/Argentina) e Ulises Hadjis (Venezuela) são artistas que vêm cada vez mais ganhando repercussão internacional; outros são veteranos independentes, como  os portugueses TV Rural e os brasileiros Lestics.

Além de ser homenagem à banda brasileira, Caleidoscópio é mais um passo rumo à integração ibero-americana pela música, defendida e praticada em eventos e lançamentos culturais no  continente por festivais como El Mapa de Todos, RecBeat, Paraíso do Rock e Festival Brasileiro de  Música de Rua, bem como por produtores como os próprios Scream&Yell e Fundación Barrio Colombia.

Caleidoscópio será lançado no dia 24 de novembro para download gratuito exclusivamente pelo site Scream&Yell. Este é o sexto tributo oferecido pelo site: os anteriores foram Ainda Somos os Mesmos (em homenagem ao Belchior), Espelho Retrovisor (Engenheiros do Hawaii, que  ultrapassou a marca de 21 mil downloads), Mil Tom (a Milton Nascimento, próximo dos 20 mildownloads), Projeto Visto (uma troca musical entre brasileiros e portugueses) e Somos Todos Latinos(com 16 artistas independentes brasileiros regravando temas do cancioneiro pop e rock dos países de idioma espanhol). Faça o download gratuito aqui ou escute no player abaixo:

Sobre os produtores

Leonardo Vinhas é jornalista e escritor, com passagem por redações de revistas e sites de alcance  nacional, bem como pelo COL (Comitê Organizador Local) da Copa do Mundo FIFA 2014. Colabora com o Scream&Yell desde 2001, e desde novembro de 2011, mantém no site a seção Conexão Latina, na qual entrevista artistas dos países americanos. Também é autor de dois livros, As Pérolas que Enriquecem os Porcos (2000, independente) e O Estuprador Deprimido e Outras Pessoas Comuns (Editora Multifoco, 2012).

Andrés Correa é músico, escritor e produtor cultural colombiano. Já lançou quatro álbuns solo, além de um com a banda Los Auténticos Water Resist e outro com o cantautor Pala, todos disponíveis para download gratuito. Também faz parte da gestão da Fundación Barrio Colombia. Em 2014, Andrés trouxe seu show ao Brasil, apresentando-se no festival El Mapa de  Todos no mesmo dia em que a chilena Camila Moreno e os brasileiros mundo livre s/a

Sobre as instituições

Scream&Yell é um site sobre cultura pop na ativa desde o ano 2000 – sim, completando neste ano quinze verões de existência. Começou como um fanzine em papel ainda nos anos 1990, e foi um dos primeiros espaços de cultura pop numa web ainda incipiente. Segue na ativa, com média de 50 mil page views ao mês, e trazendo novidades de literatura, cinema, quadrinhos, e antes de tudo, boa música. Já editou tributos a Milton Nascimento, Belchior, Engenheiros do Hawaii e ao pop latino-americano, além de ter disponibilizado discos de artistas como Marcelo Perdido, Transmissor, Walverdes e Natália Matos, entre outros. www.screamyell.com.br/site

Fundación Barrio Colombia é uma organização formada em 2007 e especializada em criação, desenvolvimento e realização de atividades culturais que fomentem a cooperação e o desenvolvimento social por meio de redes artísticas na Colômbia e demais países ibero americanos. É responsável por organizar o Festival Internacional de Canción Itinerante – FICiB desde 2009, evento que já realizou quase 100 shows com artistas de várias países da América Latina nas cidades de Medellín e Bogotá. A organização responde também por outros eventos da cena de seu país, como os festivais Voces por la Paz e Festival de Nuevas Músicas Colombianas. Em 2015, editou El Dorado 20 Años, tributo à banda Aterciopelados que conta com músicos e escritores de diversos países (incluindo os brasileiros Moska e Leonardo Vinhas) homenageando uma das mais importantes bandas do pop colombiano. http://barriocolombia.org/

Gostou do conteúdo?


Curta a nossa fanpage no Facebook:  
e siga-nos no Twitter:  

O Metranca agora está aceitando conteúdo enviado pelos leitores!
Confira em: http://coletivometranca.com.br/contribua-com-o-metranca/

Veja Também

Sobre Marcus Carvalheiro 147 Artigos
Jornalista, músico e mestrando em patrimônio cultural e sociedade

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*