O que é o Coletivo Metranca?

Resumo

O Metranca é uma espécie de “Agência de Comunicação Criativa” para atender o setor cultural de Joinville e região. Entre em contato e nos conheça melhor!
Antes de ler nossa biografia, assista o vídeo abaixo. Garantimos que serão 10 minutos muito bem investidos.

O Coletivo Metranca é uma espécie de “Agência de Comunicação Criativa” fundado em 2012 com a intenção de atender demandas do setor cultural de Joinville e região. Nos definimos como uma “espécie de agência” porque não gostamos de rótulos. Podemos atuar como produtora, agência, assessoria, entre tantas outras atividades ou projetos que podem surgir de iniciativas coletivas ou individuais. O Metranca é um pouco disso, uma junção de pessoas interessadas em atuar na área de comunicação, mas com o objetivo comum de experimentar.
A intenção do projeto é dar suporte e assessoria aos grupos musicais, teatrais, cinematográficos, entre outros movimentos da região. Acreditamos na potencialidade das novas formas de comunicação, da economia criativa e da ‘explosão’ cooperativa na qual nossa sociedade se encontra atualmente.
Acreditamos que um pensamento horizontal e democrático pode sim andar de mãos dadas com alternativas de renda, investimentos e a profissionalização dos integrantes do Coletivo assim como do nosso setor cultural.

Neste “estúdio e assessoria”, o trabalho gira em torno de três eixos principais

Serviços

Composto por produções gráficas e audiovisuais, como ensaios fotográficos, cartazes, flyers, videoclipes, identidades visuais, assessoria, entre outras atividades do campo da comunicação.

Notícias

Espaço dedicado à produção de notícias, releases, divulgações e outros conteúdos que interessem as pessoas ligadas ou não ao cenário cultural regional.

Contribuição Social

O nosso maior objetivo é promover o debate sobre as diversas vertentes do cenário cultural da região de Joinville. Uma das nossas propostas é ajudar estes nichos a se tornarem independentes, a produzirem e captarem recursos para seus projetos. Em resumo, nossa ideia é propor serviços para quem pode financiar nossos trabalhos e conseguir buscar apoiadores e patrocinadores para quem também precisa destes serviços, mas, por ventura, não tem como viabilizá-los financeiramente.

Ou seja, este é um ambiente para que estudantes, profissionais do campo de comunicação e apoiadores que acreditam em um novo momento da sociedade, composto por este sentimento de união.

Coletivo

Os Coletivos são novas formas de organização social, em que um sistema mais horizontal é proposto e ações são elaboradas em diversas vertentes para promover transformações sociais.

No que acreditamos:

Em nossa proposta, o Coletivo surge como uma ferramenta para aproveitar o “boom” criativo e formar um grupo que não quer atuar como uma empresa ou agência qualquer. A ideia é, justamente, ajudar a desenvolver esta nova teoria econômica em que as pessoas não lucram mais em cima das outras, mas crescem de forma igualitária, colaborando ativamente com a comunidade na qual estão inseridas. Acreditamos que é possível tirar nossas ideias da gaveta, sem precisarmos atuar como empregados ou chefes.

Pelo que lutamos:

Lutamos para que as pessoas façam o que amam e recebam por isso. O cenário cultural talvez seja um dos mais difíceis para se atuar no Brasil, isso nos motiva ainda mais a enfrentar as dificuldades da área. Lutamos para que as pessoas recebam por seus serviços artísticos ou comunicacionais, seja na produção de um flyer ou na composição de uma música. Lutamos para que as iniciativas sociais sejam cada vez mais abrangentes e que o colorido das manifestações culturais invada cada vez mais as casas de quem não está habituado ou não tem oportunidade de acompanhar estas atividades.

Se você se interessou por nossa proposta e quer fazer parte da equipe, sugerir notícias, ou solicitar serviços, entre em contato com a gente:

coletivometranca@gmail.com

@CMetranca

FB/metranca