O que cabe numa Cidadela Cultural

Amanhã, sábado, dia 30 de agosto, rola reunião do movimento Cidadela em pauta, que, desde o início desse ano, tem debatido a situação da Cidadela Cultural Antarctica e a necessidade do cumprimento da lei do Plano Municipal de Cultura, que prevê que aquele seja um espaço destinado exclusivamente para a cultura.
É importante que, nesse debate, percebamos a cultura da forma mais ampla e abrangente possível. Que consideremos a cultura para mto além do espetáculo. Economia criativa (design, moda, games, arquitetura, etc.) é cultura. Grafite é cultura. Cosplay é cultura. Flashmob é cultura. Capoeira é cultura. Boi de mamão é cultura. Artesanato é cultura. Arte digital é cultura. Gibi é cultura. Body art é cultura. Os âmbitos da etnia, do gênero, da orientação sexual, daquilo que define uma identidade, tb são cultura, como, aliás, reafirma o próprio Plano Municipal de Cultura. O mesmo vale em relação às tribos urbanas, às chamadas subculturas (punks, mods, rockers, góticos, o povo do metal, do hip hop, etc.). Cultura é algo que se expande pra mto além das linguagens artísticas mais reconhecidas e é um processo que envolve mtas outras etapas e situações além da apresentação e do espetáculo. Seus demais aspectos e estágios, como a formação, a experimentação, a comunicação, etc., tb devem ser levados em conta.
Esse é o momento de ampliarmos as perspectivas. As da Cidadela, as nossas, as de Joinville.
E esse é um debate que deve envolver quem produz cultura, quem consome cultura, quem forma agentes culturais, quem comunica cultura, quem desenvolve atividades de economia criativa. Pensando juntos o futuro da Cidadela e da cidade.

Mais informações acerca da reunião de amanhã no evento do facebook:

https://www.facebook.com/events/1500440926861132/

Gostou do conteúdo?


Curta a nossa fanpage no Facebook:  
e siga-nos no Twitter:  

O Metranca agora está aceitando conteúdo enviado pelos leitores!
Confira em: http://coletivometranca.com.br/contribua-com-o-metranca/

Veja Também

Leitor
Sobre Leitor 4 Artigos
Tem algum fato para comunicar ou denunciar? Quer compartilhar um artigo, fotos, vídeos, eventos culturais ou uma opinião pessoal? Então este é o seu espaço.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*