Marco Feliciano propõe mudança em lei que poderá proibir bandas e artistas de se apresentarem no Brasil

Banda Ghost em apresentação no Rock In Rio em 2013

Já imaginou uma banda sendo proibida de tocar no Brasil por “profanar símbolo sagrado?”. Já imaginou bandas como Ghost, Iron Maiden, Black Sabbath, Krisiun, Ratos do Porão, Sepultura (ou qualquer outra, de outro estilo) sendo impedida de subir ao palco?

Quando a justiça vetou a peça “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu”,  comentei em uma publicação que outros artistas poderiam sofrer censuras parecidas. Isso é meio óbvio, mas as vezes esquecemos de estudar história, de ligar os pontos, de analisar a coisa de uma forma mais ampla. Escrevi que, por exemplo, metaleiros conservadores, que apoiam MBL e afins, poderiam ser proibidos de tocar por ai por blasfêmia em um futuro não muito distante.

Pois bem, este futuro está mais próximo do que imaginamos. Não vou nem questionar o que é ou não arte, já que isso é papo para outro momento, momento que tem que contar com muita pesquisa, tempo e paciência para debate.

Vou aqui só chamar atenção para esta mudança proposta pelo Marco Feliciano, do dia 19 de setembro:

PROJETO DE LEI Nº 8615, DE 2017 (Clique para lei mais sobre o projeto direto no site da Câmara) 
(Do Sr. Deputado PR. MARCO FELICIANO)
Modifica o artigo 74 da Lei n

Art. 1º Esta Lei modifica o artigo 74 da Lei nº 8.069, de 13 de julho
de 1990, para obrigar as exibições ou apresentações ao vivo, abertas ao
público, tais como as circenses, teatrais e shows musicais, a indicarem
classificação indicativa adequada às crianças e aos adolescentes e proibir
que a programação de TV, cinema, DVD, jogos eletrônicos e de interpretação
– RPG, exibições ou apresentações ao vivo abertas ao público profanem
símbolos sagrados.

Vou repetir o que comentei no facebook:

Dá pra entender agora que a arte não pode se sujeitar a este tipo de conservadorismo? Ainda mais agora, com algo que pode sofrer tantas interpretações, desviando todo o potencial da música, de gêneros como o metal…  Cadê o livrearbítrio?

E até onde isso pode parar? Parece engraçado, mas já ouviram falar de casos como o do Led Zeppelin em Singapura, onde os integrantes foram proibidos de tocar por terem cabelo comprido?

Ficar revoltado quando banda é proibida de tocar na Rússia ou em países árabes é fácil. “Difícil” é entender que é assim que começa… Poderia debater isso de várias formas, mas em virtude de ver vários conhecidos por aqui replicarem a censura à arte como algo positivo, acho super importante fazer esta observação.

Ser divino ou não pra a maiora não é o suficiente pra proibir o que é que seja. Se isso for levado a risca então teremos que admitir que países muçulmanos radicais estão certos em não deixar outras religiões ou anti-religiosidades se manifestarem em seus territórios. Quem não aceita a crítica ou não quer partilhar da obra é só não ir. 

É tudo tão complexo, existem tantas concepções de deus, divindade e por aí vai que é um absurdo elencarmos o que é ou não arte a partir de uma fração de conceito religioso.

Força aos artistas, de todas as áreas. Tá foda.

Obs.1 : Logo no início do texto foi dado alguns exemplos de bandas nacionais e internacionais para fazer referência à estilos ou obras que “podem” ser considerados como “profanas” (ou seja, são exemplos.)

Obs.2: Apesar de ser destinado à “proteção” de crianças e adolescentes, a crítica aqui se faz às análises possíveis e passíveis a partir de uma lei como esta. Por exemplo, não é especificado o que é “arte profana”. Outro exemplo: como limitar acesso do público por idade em ambientes públicos, como praças e parques?  Ou como analisar o “potencial profano” de tais obras?

Gostou do conteúdo?


Curta a nossa fanpage no Facebook:  
e siga-nos no Twitter:  

O Metranca agora está aceitando conteúdo enviado pelos leitores!
Confira em: http://coletivometranca.com.br/contribua-com-o-metranca/

41 Comentários em Marco Feliciano propõe mudança em lei que poderá proibir bandas e artistas de se apresentarem no Brasil

  1. Estamos em 2017 e tem gente que ainda não conseguiu interpretar a bíblia direito? Ou a parte onde Jesus diz “Ame ao próximo como a ti mesmo”? Ou nada sobre respeitar a liberdade … Poxa, tem até vídeo explicativo no youtube gente!

  2. É só vasculhar os celulares e computadores desse povinho santo que vc vai ver as mulheradas pelada e pornografia de montão, batedores de punheta, cuidem de suas vidinhas de mentiras.

  3. A manchete é intelectualmente desonesta; a alteração não proibirá a apresentação dos artistas no Brasil. Tem que proibir gente como a desse blog de dizer inverdades para o povo.

    • Que parte de: “[…]proibir
      que a programação de TV, cinema, DVD, jogos eletrônicos e de interpretação
      – RPG, exibições ou apresentações ao vivo abertas ao público profanem
      símbolos sagrados.” você não entendeu?

    • Qual foi a parte do “proibir que a programação de TV, cinema, DVD, jogos eletrônicos e de interpretação – RPG, exibições ou apresentações ao vivo abertas ao público profanem símbolos sagrados.” que vocês não entenderam?

    • vcs tem retardo mental ou é só são analfabetos funcionais mesmo?????

      Qual foi a parte do “proibir que a programação de TV, cinema, DVD, jogos eletrônicos e de interpretação – RPG, exibições ou apresentações ao vivo abertas ao público profanem símbolos sagrados.” que vocês não entenderam?

  4. Esse pastor é um falso moralista. Primeiro ele têm que corrigir a sua igreja. Que mente descaradamente para os seus seguidores. Pregando a cura da carne a riqueza material e ainda é tudo por dinheiro.

  5. É esse tipo de aperto que esquerda pretende?? A argentina fica aqui ao lado… E não precisa de visto. Fica a dica! Lunáticos!

  6. Têm é que proibir estas religiões que roubam diariamente fortunas em nome de jesus! E tratar estes dementes que ainda acham que não são roubados. Lamentável. Ah brasil acorda tchê!

  7. Seguindo a proposta, cultos e outras demonstrações religiosas que profanam outras crenças também podem ser proibidos?

  8. Sem comentar q são os evangélicos q mais cometen crimes contra outras religiões e especial as de origens afros. Esses merdas vão parar de quebrar imagens de outras religiões e de invadir terreiros?

  9. Comentários dos “agentes” do MBL TD pago prá fazer campanha. Bando de ladrões da liberdade, travestidos de moral, quando na verdade o que lhes convém é Poder, Grana.

  10. eu acredito em DEUS mas não acredito em intermediários entao proponho uma pec pra EXTINGUIR TODAS as religiões

  11. É o estado laico indo pras cucuias! Mas ficou uma dúvida, o autor da matéria não colocou (ou não quis colocar) o número do projeto de Lei, sem o qual fica difícil a verificação real do citado projeto! Vejam lá, PROJETO DE LEI Nº , DE 2017. Não estou querendo defender essa corja de “POLITITICOS” que se dizem defensores dos bons costumes! Só gostaria de ter a certeza do projeto de Lei, que se for real e, for aprovado será um imenso retrocesso!

  12. Isso não será aprovado nunca irmãos… fiquem de boa … palhaçada do pastor querendo ibope pra roubar mais dinheiro de trouxas. Vai se fuder cristão de merda

  13. Eu acho que estamos século 21 não no século 11,na era da inquisição religiosa.todos tem direito de fala o que pensar é natural é arte mais arte tem o trabalho de não para agrada todos se levar questionamentos socialistas e filosófico etc….

  14. Se eu nao me engano já é contra a lei ridicularizar qualquer tipo de religião, pprque q com as bandas essa lei nao seria valida? A lei é para todos.

    • Qualquer banda que insulte religião não vai pra frente. O problema é que as pessoas confundem criticar e falar mal com insultar.

  15. Marco Feliciano que volte pra sua caverna conservadora. Ghost tocou sua música teatral e inovadora em 2013 num país cuja maioria da população era, na época, católica. O show começou com babacas gritando “Metallica, Metallica”, e acabou com o público cantando o refrão de Monstrance Clock, na última música do show. Além disso, ainda contou com elogios de um fã da banda, James Hetfield, do próprio Metallica, durante o show da banda, que se apresentou após o Ghost no festival. Isso é só um dos casos que provam que o público gosta de tudo que contenha boa música, e que seja inovador. Volte pra sua toca, e vá pregar essa ideia numa igreja, não na política.

  16. Se olharmos para traz vemos que nosso mundo e atrazado devido aos ditos cristoes q queimarao nossos medicos curandeiros e cientistas os acusando de bruxaria simplesmente por serem mais inteligentes q esse povo burro q acredita em tudo oque os ditos pastores falam! Quantos morreram em nome deste tal jesus!! Embora oque ele pregava fosse a paz e o amor!

  17. Não sei quais censuras são mais irritantes… As da esquerda ou as da direita. Pelamor, enfiem a doutrina de vocês onde vocês bem sabem.

  18. O autor do artigo não sabe o que é conservadorismo. Se expressou mal ser conservador não significa censurar os outros. O político está sendo positivista e usando o estado para se beneficiar e beneficiar os seus grupos com privilégios. Isso não é ser conservador. Ser conservador é preservar as relações entre as pessoas a estrutura natural de relações que nasce entre os indivíduos. No caso ele está sendo positivista usando o estado para forçar uma relação que não é natural entre as pessoas para impor por força de lei. Isso é sinal que as pessoas não sabem o que é conservadorismo! Se você quer conservar a constituição de 88 você seria por definição um socialista/comunista já se você quer conservar uma coisa como a CLT por exemplo e praticamente qualquer coisa da era vargas é um fascista! Ser um conservador pela definição correta da palavra hoje em dia é praticamente ser um revolucionário e ir de contra todas estas instituições criadas pela república todas positivistas “ordem e progresso”.

  19. Pqp, Brasil cada vez mais ridículo em todos os aspectos.
    Escória da bancada evangélica.
    O problema que a população sem cultura e educação nenhuma, que escuta funk e diz que ama Xezus, pode-se esperar o que?????

  20. Se alguém quiser usar uma foto de vcs com um demônio atrás simbolizando sexo pode né ?? Isso é profanar imagens …. A religião tem seus direitos e realmente ninguém tem o direito de profanar seus símbolos ou o que seja ….. Profanaram o islã na França …. Deu no que deu …. Isso não é arte … É desrespeito sim para com o que é sagrado para tantos …. Pq ofender ?? Pq atacar gratuitamente ?? Como o imbecil pelado ralando no ralador a imagem de nossa senhora …. Qual o propósito disso ?? O simbolismo é tão sagrado como qualquer foto de vcs …. Imagem de vcs …. Pensem

Leave a Reply

Seu e-mail não será divulgado.


*