Jair Mendes compõe obra de arte do cartaz do 35º Festival de Dança de Joinville

Arte de Jair Mendes Reproducao Alceu Bett
Arte de Jair Mendes Reproducao Alceu Bett
Arte de Jair Mendes
Reproducao Alceu Bett

Artista sempre teve uma relação muito próxima com o Festival. Em 1999, desenhou o troféu do meia ponta e a logo do Instituto Festival de Dança de Joinville

 

“Um par de sapatilhas de balé. Se tem algum desenho que representa a arte da dança, sem dúvida, são as sapatilhas”. A afirmação é do artista plástico Jair Mendes, que, aos 79 anos, recebeu o convite do Instituto Festival de Dança para compor a obra de arte do cartaz do 35º Festival de Dança de Joinville.

“A imagem não tem nome, mas faz uma alusão ao principal elemento da dança do Festival de Joinville. Sempre tive um carinho muito grande pelo evento, e fiquei muito feliz com o convite para compor o cartaz do festival”, revela Mendes.

Os trabalhos do artista plástico já estão presentes na história do Festival de Joinville há muito tempo. Em 1999, Jair Mendes criou o troféu do Meia Ponta e a logo do Instituto Festival de Dança. “No cartaz fiz questão de desenhar as cordas das sapatilhas como linhas que remetem ao troféu e a logo do Instituto, o que proporciona uma identidade e interação entre as obras. Mais um trabalho que a gente faz com um carinho muito especial”, finaliza o artista plástico.

 

Saiba Mais: | O artista

Natural de São José do Rio Pardo (SP), Jair Mendes escolheu Curitiba (PR) para viver. Na cidade trabalhou como pintor, desenhista, professor, gravador e muralista. O requinte de suas obras projetou Jair para o reconhecimento nacional e internacional. Mendes se envolveu com a arte desde muito jovem, esta paixão o fez cursar a graduação em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e licenciatura em Desenho pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Realizou estágios de aperfeiçoamento profissional no Centre Georges Pompidou (Paris/França) e na Academia di Belle Arti di Brera (Milão/Itália). Foi professor da Faculdade de Artes do Paraná e atuou como gestor cultural em instituições públicas do Paraná, como o Museu de Arte Contemporânea do referido Estado, Museu Guido Viaro e Centro de Criatividade de Curitiba. Em Joinville, atuou como diretor da extinta Fundação Cultural de Joinville.

O 35º Festival de Dança de Joinville é apresentado pelo Ministério da Cultura e Banco Itaú – Lei de Incentivo à Cultura. O patrocínio é do Diário Catarinense, Engie e Hipermercado Condor. Tem apoio de O Boticário na Dança e a colaboração da Localiza e Folha de São Paulo. A promoção é da Secretaria de Cultura e Turismo e da Prefeitura de Joinville. A realização é do Instituto Festival de Dança de Joinville e Ministério da Cultura.

 

Serviço: | 35º Festival de Dança de Joinville

Quando: de 18 a 29 de julho

Onde: Joinville, Santa Catarina

Informações e ingressos: festivaldedanca.com.br


35º Festival de Dança de Joinville

Assessoria de Imprensa

Emanuelle Torres        |47 99975-5551

Simone Hülse Feuser  | 47 99911-5501

Windson Prado            | 47 99615-1260

Tel.: 47 3423-1010

www.festivaldedanca.com.br

http://www.facebook.com/festivaldedancajoinville

http://www.flickr.com/photos/festivaldedanca

Gostou do conteúdo?


Curta a nossa fanpage no Facebook:  
e siga-nos no Twitter:  

O Metranca agora está aceitando conteúdo enviado pelos leitores!
Confira em: http://coletivometranca.com.br/contribua-com-o-metranca/

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será divulgado.


*