Instituto IMPAR encerra as atividades de 2017 com três dias de programação cultural gratuita

Diálogos Arte para Todos, apresentação da peça Doze Trabalhos e Workshop de Dramaturgia e Teatro de Rua com o Coletivo Impar de Teatro integram a agenda realizada no Teatro do SESC Joinville e Instituto Internacional Juarez Machado

 

Em 2017 o Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento – IMPAR completou 6 anos de atividades e promoveu diversas apresentações, eventos, encontros didáticos, oficinas, vivências artísticas e muitas outras ações e projetos. E para fechar o ano com muita arte e alegria, os integrantes do Instituto organizaram uma programação especial de final de ano:

* Dia 30/novembro – 15h: Diálogos Arte para Todos no Teatro do SESC.
* Dia 1º/dezembro – 20h: Apresentação da peça “Doze Trabalhos”, com o Grupo de Teatro Arte para Todos, no Teatro do SESC.
*Dia 2/dezembro – 9h: Encerramento do projeto Cidade, Arte e Pessoas, com o Coletivo Impar de Teatro, no Instituto Internacional Juarez Machado.
A programação é gratuita e aberta ao público e marca o encerramento das atividades dos projetos de “Manutenção do Grupo de Teatro Arte para Todos” e “Cidade, Arte e pessoas, do Coletivo Impar de Teatro”, ambos patrocinados pelo Mecenato do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura – SIMDEC, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Prefeitura de Joinville: o .

“Diálogos Arte para Todos” – quinta, 30/11, 15h, no Teatro do SESC

O Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento – IMPAR promove o oitavo e último encontro do projeto “Diálogos Arte para Todos – 2017” no dia 30 de novembro, quinta-feira, às 15 horas, no Teatro do SESC Joinville. O encontro tem duração de 2 horas, com uma palestra de abertura e apresentação de exercícios ou jogos cênicos; finalizando com uma roda de conversa com a plateia.  O objetivo é compartilhar experiências sobre o processo de pesquisa cênica desenvolvida pelo Grupo de Teatro Arte para Todos e promover a discussão e troca de experiências entre estudantes, artistas, educadores, terapeutas, produtores culturais (com ou sem deficiência) e a comunidade em geral, sobre as possibilidades da experimentação artística como ferramenta de inclusão social e cultural de pessoas com deficiência, transtorno mental e outras limitações e suas famílias.

“Doze Trabalhos” – sexta, 1º/12, 20h, no Teatro do SESC

O Grupo de Teatro Arte para Todos apresenta a peça “Doze Trabalhos” na próxima sexta-feira, 1º de dezembro, às 20 horas, no Teatro do SESC Joinville (Rua Itaiópolis, 470 – América). A peça é inspirada no mito dos 12 trabalhos de Hércules e trata dos desafios cotidianos enfrentados pelas pessoas com deficiência ou com algum tipo de limitação, dos conflitos da vida em família e em sociedade, do direito às escolhas, da prática da cidadania, das possibilidades de superação e da alegria de viver. E como a temática do espetáculo trata de inclusão, a apresentação terá intérprete de Libras e total acessibilidade para pessoas surdas.  O Grupo de Teatro Arte para Todos é mantido pelo Instituto IMPAR e também conta com o apoio do Centro Cultural Deutsche Schule (Bom Jesus-Ielusc), ONG Moradia e Cidadania, Instituto FITEJ, Clic Propaganda, Chico Maurente Fotografia, Mídia Quatro Filmes e RW Contadores.

 

Workshop Cidade, Arte e Pessoas – sábado, 2/12, 9h, no Instituto Internacional Juarez Machado

O Coletivo Impar de Teatro, promove no sábado, 2 de dezembro, a partir das 9 horas, no Instituto Internacional Juarez Machado, o evento de encerramento do projeto Cidade, Arte e Pessoas realizado ao longo de 2017 com participação do Grupo de Teatro Libração (surdos), Grupo de Teatro Arte para Todos (deficientes intelectuais) e Oficina de Teatro do SOIS – Serviços Organizados de Inclusão Social (pessoas com transtorno mental).

O projeto de laboratórios de pesquisa cênica foi embasado tem três temas presentes na obra do artista Juarez Machado e na relação da sua arte com Joinville: as bicicletas, a chuva e o jazz dance. Os laboratórios for realizados no Instituto Internacional Juarez Machado e em ruas e espaços de circulação pública de Joinville e, ao final do processo, cada grupo vai realizou uma intervenção cênica, utilizando as técnicas e conceitos de performance e teatro de rua, nos bairros Vila Nova, Jardim Iririú e Itaum/Paranaguamirim.

A programação do evento no dia 2/12 inicia com a realização de um Workshop de Dramaturgia e Teatro de Rua (9h) e terá também a exibição de estreia do vídeo-documentário do projeto (11h) e uma roda de conversa com Juarez Machado e os artistas participantes do projeto (11h30). O evento é gratuito e aberto à participação da comunidade.

O Workshop de Dramaturgia e Teatro de Rua será conduzido pelos integrantes do Coletivo Impar de Teatro – Robson Benta, Iraci Seefeldt e Nathielle Wougles e a atriz convidada Manoella Rego e participação dos alunos da Oficina de Teatro do SOIS e dos grupos de teatro Arte para Todos e Libração. A atividade é destinada a estudantes e profissionais de artes cênicas, artes visuais e cinema, com vagas para até 15 participantes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas antecipadamente pelo link abaixo ou no dia do evento, mediante disponibilidade de vagas.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfCfMzzA7CJoR9MDcl9YYaDWy53Xg0TNjSHWUeUaz6sD76S-A/viewform

GALERIA DE FOTOS:

*Imagens dos encontros Diálogos Arte para Todos realizados em 2017

https://www.facebook.com/pg/institutodepesquisa.impar/photos/?tab=album&album_id=1661001017273619

*Imagens do espetáculo Doze Trabalhos, do Grupo de Teatro Arte para Todos

https://www.facebook.com/pg/institutodepesquisa.impar/photos/?tab=album&album_id=1846789965361389

*Imagens das performances de teatro de rua apresentadas nos bairros Vila Nova, Jardim Iririú e Itaum/Paranaguamirim:

Cidade, Arte e Pessoas 2017 – performance de teatro de rua “Tudo é Jazz” –

fotos: https://www.facebook.com/pg/institutodepesquisa.impar/photos/?tab=album&album_id=1826853124021740

Cidade, Arte e Pessoas 2017 – performance de teatro de rua “Filha da Chuva” –

fotos: https://www.facebook.com/pg/institutodepesquisa.impar/photos/?tab=album&album_id=1727855053921548

Cidade, Arte e Pessoas 2017 – performance de teatro de rua “Bicicleta” – fotos: https://www.facebook.com/pg/institutodepesquisa.impar/photos/?tab=album&album_id=1634689556571432

SERVIÇO:

 

Diálogos Arte para Todos

Data: 30 de novembro de 2017, quinta-feira.

Horário: 15h as 17h

Local: Teatro do SESC Joinville – Rua Itaiópolis, 470 – América

*Entrada gratuita.

Espetáculo: “Doze Trabalhos”, do Grupo de Teatro Arte para Todos

Data: 1º de dezembro de 2017, sexta-feira

Horário: 20 horas

Local: Teatro do SESC Joinville – Rua Itaiópolis, 470 – América

*Entrada gratuita.

Cidade, Arte e Pessoas – workshop, exibição de documentário e roda de conversa

Data: 2 de dezembro de 2017, sábado

Horário: 9 horas

Local: Instituto Juarez Machado – Rua Lages, 994 – América

Gostou do conteúdo?


Curta a nossa fanpage no Facebook:  
e siga-nos no Twitter:  

O Metranca agora está aceitando conteúdo enviado pelos leitores!
Confira em: http://coletivometranca.com.br/contribua-com-o-metranca/

Veja Também

Metranca
Sobre Metranca 128 Artigos
O Coletivo Metranca é um portal que trata de comunicação e arte. Formado em Joinville, Santa Catarina, o coletivo surgiu em 2011, como opção e espaço para atender demandas do setor cultural da região.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*