“Estímulo Mostra de Dança” apresenta tardes de Balé e Jazz no Festival

Neste ano, o Festival de Joinville convidou as companhias CEP em Arte Basileu França, de Goiás, e Cia Eliane Fetzer, do Paraná, para mostrarem seus trabalhos no Teatro Juarez Machado

 

                Tem novidade na Estímulo Mostra de Dança. Neste ano, a mostra que incentiva e valoriza grupos que se destacam na história do Festival de Dança de Joinville será realizada no fim da tarde, sempre às 17h, no Teatro Juarez Machado. Dois importantes grupos de dança do Brasil foram convidados pela curadoria artística para conceber um espetáculo especialmente para o evento: CEP em Arte Basileu França, de Goiânia (GO), e a Cia Eliane Fetzer, de Curitiba (PR).

O grupo goiano sobe ao palco do Teatro Juarez Machado no dia 20 de julho para encenar os espetáculos “Concerto de Outono” e “Labirinto”. Quem assina as coreografias é Binho Pacheco. O grupo deve trazer em cena 16 bailarinos do Balé do Teatro Escola Basileu França. A apresentação será dividida em dois atos: no primeiro os bailarinos retratam o outono, época de transição entre os extremos de temperatura verão-inverno. Se as árvores não deixassem as folhas irem embora, não sobreviveriam à próxima estação. Inspirado nessa estação de renovação, o balé dialoga com o Concerto para Violino e Orquestra de Tchaikovsky. Os bailarinos desenham com leveza pelo espaço como folhas secas levadas e trazidas pelos ventos de Outono.

O segundo ato é composto pelo espetáculo “Labirinto”. Em cena, os bailarinos acordam em um extenso labirinto, cheio de atalhos e armadilhas. Há mais de dez anos, o Basileu França participa do Festival de Joinville. “Ser convidado para a Estímulo Mostra de Dança é uma satisfação imensa, pois assim temos a oportunidade de apresentar  um espetáculo completo do Balé do Teatro Escola Basileu França que, desde sua formação, vem se destacando no cenário nacional e internacional”, comenta a diretora geral e artística do grupo Simone Malta.

Já no dia 27 de julho é a vez dos paranaenses da Cia Eliane Fetzer subirem ao palco da Estímulo Mostra de Dança. No Teatro Juarez Machado, o grupo dança o espetáculo de Jazz “Dois Olhares”. A proposta é mostrar por meio da arte do movimento que não se vive em uma sociedade homogênea e que é preciso entender expressões diferentes desta sociedade pluralista. A diretora do grupo, Eliane Fetzer, destaca que o espetáculo ‘Dois Olhares’, conta uma fase da vida em que a mulher lutava por direitos e descobria seu verdadeiro valor na sociedade. “Ele foi baseado na década de 20, quando as mulheres se posicionaram e lutaram pelo que acreditavam. Juntas elas conseguiram o que realmente parecia impossível: se livraram do espartilho, colocaram as costas e braços de fora, maquiaram, cortaram os cabelos e modificaram o comportamento masculino dominante da época. Era uma década de prosperidade, liberdade e charme”, comenta Eliane.

Os ingressos para a Estímulo Mostra de Dança e para toda a programação do 35º Festival de Dança de Joinville já estão à venda e podem ser adquiridos no site festivaldedanca.com.br ou na sede do Instituto Festival de Dança, que fica no primeiro andar do Centreventos Cau Hansen, de segunda à sexta, das 10h às 17h.

 

Saiba Mais: | Estímulo Mostra de Dança

A Estímulo Mostra de Dança foi criada em 2014 com o propósito de fomentar, reconhecer e valorizar os grupos que têm uma relação contínua de participação no Festival de Dança de Joinville. Desde então, grupos que se destacam no Festival são convidados a montarem espetáculos especialmente para a Mostra.

Desde 2014, já passaram pela Estímulo Mostra de Dança importantes grupos e companhias como a Academia Sheila’s Ballet (SP), Balé da Cidade de Santos (SP), Cia Brasileira de Danças Clássicas (SP), Cia de Dança Teatro Alberto Maranhão (RN),Cia de Dança Vera Passos (CE), Cia. de Dança Matheus Brusa (RS),  Companhia Pavilhão D (SP), e Maniacs Crews (SC).

 

Serviço: | Estímulo Mostra de Dança

Quando: 20 de julho | 17h | “Concerto de Outono” e “Labirinto” – CEP em Arte Basileu França (GO)

27 de julho | 17h | “Dois Olhares” – Cia Eliane Fetzer (PR)

Onde: Teatro Juarez Machado

Quanto: R$ 24,00 (Participantes inscritos no 35º Festival de Dança de Joinville, ciclistas, estudantes, idosos, pessoas com deficiência, doadores de sangue, professores das redes estaduais e municipais têm direito a meia-entrada)

Informações e venda de ingressos: festivaldedanca.com.br

 

Saiba Mais: | Ficha Técnica – “Concerto de Outono” e “Labirinto”

Direção geral e artística: Simone Malta

Professores: Olga Dolganova, Simone Malta

Ensaístas: Gazielle Mattos, Simone Malta

Direção executiva: Meire Marques

Assistência de direção: Andréia Rossi

Fotografia: Gabriel D’Alexandria

Cenografia: Carlos Dalarmelino

Figurino: Andrea Delgado

Músicas: “Conceito de Outuno”: Adágio – Johann Sebastian Bach e Arvo Pärt-Frates (for cello and piano). “Labirinto”: Tchaikovisky.

Elenco:  Amanda Almeida de Oliveira, Armando Barros Junior, Carolyne de Freitas Galvão, Danillo Fontenele de Andrade, Jackeline Kamila Cristino Leal, Leonardo Pedro Soares, Leusson Bento Pereira Muniz, Luciana Abreu de Sousa, Marcus Vinicius Bastos Silva, Nathalia Rodrigues Silva do Nascimento, Pamella Ferreira Rocha, Paula Rosa Santana, Rafaela Giovanna Silva Costa, Rodrigo Alves Gondim, Vinicius dos Santos Lima e Wagner Guerreiro dos Santos

Fotos: https://www.flickr.com/photos/festivaldedanca/sets/72157683625071645

 

Saiba Mais: | Ficha Técnica – “Dois Olhares”

Direção Artística e Coreografia: Eliane Fetzer

Direção Cênica: Ian Mickiewicz

Ensaiadores: Ian Mickiewicz e Juliano Peçanha

Maître de ballet: Leandro Vieira

Criação e Produção de Trilha Sonora: Bruno Gomes

Cenografia: Felipe Guerra

Figurinos: Fabio Cuellar

Iluminação: Edinho

Fotografia: Juliano Peçanha

Produtor: Jorge Schneider

Elenco: Alexandre Calerá, Amanda Fetzer, André Felipe Almeida, Julia Meirelles, Juliano Ferreira, Francielle Miranda, Gabriela de Nardin, Isaac Lim, Janaína Maria, Juliana Caillot, Michael Oliveira, Nádia Freitas, Paulo Meyer, Thaynna Viski, Thaís Mota e Thiago Fialkoski

Fotos: https://www.flickr.com/photos/festivaldedanca/sets/72157683625347095

 

Serviço: | 35º Festival de Dança de Joinville

Quando: de 18 a 29 de julho

Informações: festivaldedanca.com.br

Gostou do conteúdo?


Curta a nossa fanpage no Facebook:  
e siga-nos no Twitter:  

O Metranca agora está aceitando conteúdo enviado pelos leitores!
Confira em: http://coletivometranca.com.br/contribua-com-o-metranca/

Veja Também

Metranca
Sobre Metranca 121 Artigos
O Coletivo Metranca é um portal que trata de comunicação e arte. Formado em Joinville, Santa Catarina, o coletivo surgiu em 2011, como opção e espaço para atender demandas do setor cultural da região.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*